ACROM – Associação Cultural das Rotas de Mouriscas
A ACROM tem por objetivos a proteção da natureza e a divulgação de um vasto património cultural e etnográfico existente na zona das Ribeiras de Arçês, Rio Frio e Rio Tejo, devolvendo condições às pessoas para poderem visitar um vasto leque de estruturas antigas, tais como lagares, azenhas, levadas, açudes, calçadas romanas, grutas, minas, pontes antigas e muito mais.
Foi em meados de 2016 que nos lançámos nesta aventura, embora como grupo informal e voluntário, desbravando vários quilómetros de trilhos, os quais são hoje percorridos por centenas de pessoas, que puderam assim quebrar um interregno de algumas décadas em que um extenso património cultural esteve praticamente inacessível e, também, esquecido.
No nosso plano de atividades para 2019 consta a realização de 13 caminhadas, o arranque de três pequenas rotas pedestres temáticas, a criação de um espaço museológico dedicado ao mundo rural e artístico da freguesia de Mouriscas, a criação da Grande Rota das Ribeiras de Arcês, Rio Frio e Rio Tejo (com cerca de 35 kms), o estudo da criação de um Centro Interpretativo das Ribeiras da Arcês e Rio Frio e do Rio Tejo, entre 44 intervenções programadas.
Estamos presentes nas redes sociais através de 3 grupos temáticos (Fontes e Nascentes, Oliveiras Milenares e Ribeiras da Arcês e Rio Frio). Para breve a criação do nosso site, e a inauguração da nossa sede em espaço amplo e central na freguesia de Mouriscas.